Engajamento com
stakeholders

GRI 102-40, 102-43, 102-44, 103-1, 103-2, 103-3

Tema material presente no capítulo:

A Suzano entende que a criação de valor de longo prazo depende de constante diálogo e envolvimento com seus stakeholders, a fim de identificar suas necessidades e preocupações prioritárias. Somente dessa maneira é possível garantir que as estratégias da empresa estejam em consonância com as expectativas de seus públicos de interesse.

Aline Conceição dos Santos, ajudante de viveiro, Unidade Mucuri (BA). Foto: Márcio Schimming
Gerson Pereira da Silva, técnico de Segurança do Trabalho. Unidade Limeira (SP). Foto: Márcio Schimming

A empresa estabelece um relacionamento contínuo e transparente com as partes interessadas, investindo em canais de comunicação e engajamento para cada um desses públicos. As abordagens e frequências de envolvimento variam de acordo com cada público e perspectivas específicas de cada um.

Em uma pesquisa global, realizada em parceria com a empresa GlobeScan no segundo semestre de 2020, com colaboradores(as), clientes e fornecedores, entre outras partes interessadas, conseguimos identificar quais são os temas que precisamos desenvolver e trabalhar, pensando nos interesses de cada um desses públicos, e como podemos ampliar o nosso relacionamento e a nossa comunicação com cada um deles.

O quadro a seguir apresenta um resumo dos canais de comunicação e engajamento utilizados em 2020 pela Suzano no relacionamento com cada stakeholder, assim como a frequência de diálogo e os principais tópicos abordados com cada um.

Engajamento de Stakeholders

Stakeholder
ACADEMIA

Canais de comunicação e engajamento

  • Programa de Estágio
  • Programa de Trainee
  • Summer MBA
  • Feiras e eventos
  • Liga de embaixadores
  • Ligas acadêmicas
  • Institutos de pesquisa
  • Parcerias para pesquisa
  • Parque das Neblinas como campo de pesquisa
  • Eventos no Parque das Neblinas
  • Webinars e lives científicas
  • Redes sociais

Frequência

  • Cotidiana
  • Por demanda​
  • Periódica

Tópicos abordados

  • INOVAÇÃO: Ser reconhecido como empresa inovadora; Propriedade intelectual; Estar na fronteira do conhecimento; Tecnologia aplicada (ciência)*; Tecnologias para restauração da Mata Atlântica.
  • IMPACTOS E OPORTUNIDADES: Ciência florestal e celulose; Restauração e conservação ambiental; Bionegócios; Conservação da Biodiversidade.
  • NEGÓCIO: Marca empregadora; Perfil da liderança Suzano; Identificar talentos; Diversidade e inclusão.
  • COMUNICAÇÃO: Feiras e Eventos; Efetividade dos eventos organizados pela liga de embaixadores.
  • Multiplicar esforços*.

*Engajamentos presenciais realizados antes da Covid-19.

Stakeholder
CLIENTE

Canais de comunicação e engajamento

  • SAC
  • Sites Institucional/RI
  • E-mail (newsletter)
  • Portal para clientes
  • Reuniões virtuais
  • Top Management Meetings
  • Aplicativos para smartphones
  • Pesquisa de satisfação
  • Questionários
  • Visitas técnicas/ visitas nas unidades
  • Avaliações de Ciclo de Vida (ACVs)
  • Conferências setoriais
  • Workshops
  • Redes sociais
  • E-commerce
  • Programa de relacionamento com papelarias
  • Eventos de relacionamento com clientes e experiences
  • E-mail marketing
  • Envio de kits, brindes, cartões
  • Relatório Anual

Frequência

  • Cotidiana
  • Por demanda​
  • Periódica

Tópicos abordados

  • INOVAÇÃO: PRODUTOS E SERVIÇOS: Qualidade do produto e serviços; Posicionamento preço; Atendimento dos prazos/Nível de serviço; Assistência técnica/engenharia de aplicação.
  • NEGÓCIO: Transparência no relacionamento; Conduta e ética; Inovação e desenvolvimento de novas soluções; Sustentabilidade na cadeia e produto.
  • COMUNICAÇÃO: Qualidade da comunicação e relacionamento.

Stakeholder
Colaboradores(as)

Canais de comunicação e engajamento

  • Workplace Suzano
  • E-mail
  • Newsletter
  • WhatsApp
  • Nas localidades: Mural, TVs, Displays de mesa e baia, adesivação de espaços (ex: elevadores)
  • Rádio Florestal
  • Papo de Líder
  • Suzano e você
  • Suzano Responde
  • RH Responde
  • Podcasts
  • Campanhas de comunicação
  • Redes sociais
  • Site institucional
  • Pesquisas (clima, bem estar, adaptação ao modelo Covid-19)
  • Co-construção de produtos de RH com colaboradores
  • Canal de Ouvidoria e Ética

Tópicos abordados

  • TEMAS INSTITUCIONAIS e INTERNACIONAIS DA COMPANHIA.
  • NEGÓCIO: Gestão financeira (resultados trimestrais, planejamento de longo prazo); Unidades de negócio (celulose, papel, bens de consumo, fluff); Produtos; Inovabilidade (inovação, sustentabilidade, Metas de Longo Prazo, novos negócios e transformação digital); Ambiente organizacional; Geração de emprego e renda.
  • GENTE E GESTÃO: Processo de avaliação e feedback; Remuneração e benefícios; Gestão de carreira e desenvolvimento; Educação corporativa; Oportunidades abertas; Diversidade e inclusão.
  • SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA
  • SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
  • ÉTICA E COMPLIANCE
  • VOLUNTARIADO
  • INSTITUTO ECOFUTURO
  • CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Frequência

  • Cotidiana
  • Por demanda​
  • Periódica

Stakeholder
COMUNIDADES

Canais de comunicação e engajamento

  • Pontos focais nas comunidades
  • Visitas presenciais
  • Encontros e eventos dos programas socio ambientais
  • Reuniões de Risco do Negócio (RCN)
  • Reuniões com associações
  • Reuniões virtuais ou presenciais (agendas específicas)
  • Fóruns, congressos e colegiados
  • Conselhos comunitários
  • Rede de percepção de odor (RPO) e rede de percepção de transporte (RPT)
  • Programa Voluntariar
  • Programa de formação em educação ambiental
  • Carro de som em comunidades distantes
  • Oficinas com proprietários rurais
  • Prestação de serviço
  • Assistência Técnica
  • Compras locais
  • Questionários online
  • Entrevistas e rádio
  • Canal 0800, Suzano Responde e Floresta Viva
  • Cartas impressas entregues nas residências devido à pandemia
  • Webinars
  • Grupo de Whatsapp com as comunidades
  • Redes sociais e posts no Facebook direcionados por região
  • Site institucional
  • Mídia local (TV, rádio, outdoor etc.)

Frequência

  • Cotidiana
  • Por demanda​
  • Periódica

Tópicos abordados

  • RELACIONAMENTO PRÓXIMO: Estar presente periodicamente para manter e/ou construir o relacionamento com a comunidade; Escuta ativa e construção colaborativa com a comunidade; Relacionamento/promoção do conhecimento.
  • COMUNICAÇÃO: Comunicação efetiva para impulsionar o engajamento local para atingir os resultados do investimento socioambiental; Estabelecer o relacionamento de forma transparente e acessível para todos os públicos de interface; A comunicação nunca deve ser impositiva, mas sempre dialogada para chegar no acordo.
  • AMBIENTAL: Educação Ambiental.

Stakeholder
CONSUMIDOR FINAL

Canais de comunicação e engajamento

  • Call center
  • Questionários
  • Pesquisas de mercado
  • Embalagem de produtos
  • Propagandas
  • Relatório Anual
  • Redes sociais
  • Site Institucional

Frequência

  • Cotidiana
  • Por demanda​
  • Periódica

Tópicos abordados

  • COMUNICAÇÃO: Comunicar marca, posicionamento e benefícios; Ouvir consumidor para melhorar produto e serviço (feedback)​; Divulgar informações no website e redes sociais​.
  • PRODUTOS E SERVIÇOS: ​Fornecer produtos ambientalmente corretos (ecológicos); Qualidade do produto e serviço.

Stakeholder
EMPRESAS

Canais de comunicação e engajamento

  • Conferências
  • Lives
  • Suzano Convida Meet-up para C-Level
  • Relatório Anual
  • Premiações com entidades do setor
  • Benchmarkings

Frequência

  • Por demanda​
  • Periódica

Tópicos abordados

  • Tendências do setor privado
  • Temas ESG materiais

Stakeholder
FORNECEDORES

Canais de comunicação e engajamento

  • Encontro de fornecedores
  • Programas de desenvolvimento e capacitação
  • Programas de parcerias
  • Pesquisa de satisfação
  • Reuniões de negociação
  • Conteúdo de sustentabilidade para fornecedores
  • Webinars
  • Portal de relacionamento com fornecedores / Ouvidoria de fornecedores
  • Disparo de e-mails
  • Website
  • Chatbot
  • Membro do Pacto Global da ONU

Frequência

  • Cotidiana
  • Por demanda​
  • Periódica

Tópicos abordados

  • Programa de reconhecimento (fornecedor)
  • Experiência da jornada (cumprimento do contrato)
  • Parceria de longo de prazo ​
  • Ampliação dos produtos e serviços oferecidos.

Stakeholder
GOVERNO

Canais de comunicação e engajamento

  • Participação associações e entidades de classe
  • Participação em conselhos e órgãos consultivos
  • Participação em fóruns estratégicos como membros de cadeiras e ouvintes
  • Participação em audiências públicas
  • Reuniões presenciais, virtuais e por telefone
  • Comunicados em associações (federal, estadual e municipal)
  • Consultas públicas
  • Integrante em conselhos
  • Termo de Parceria para projetos socioambientais
  • Parcerias formais
  • Mídias e jornais
  • Eventos

Frequência

  • Cotidiana
  • Por demanda​
  • Periódica

Tópicos abordados

  • COMUNIDADE: Educação; bem estar social; segurança pública; contribuição com melhores práticas produtivas e de desenvolvimento local.
  • MEIO AMBIENTE: Aspectos regulatórios; Mudanças climáticas; Técnicas de uso alternativo do solo; Serviços ambientais; Carbono; Restauração e conservação ambiental; Educação ambiental.
  • NEGÓCIO: Direitos humanos; Questões econômicas e regulatórias; compliance.

Stakeholder
INVESTIDORES

Canais de comunicação e engajamento

Eventos:

  • Suzano Day
  • Roadshows e Non Deal Roadshows
  • Visitas presenciais nas Unidades
  • Live com Executivos da Companhia
  • Reuniões 1×1 com investidores ou analistas sell-sides / buy-sides
  • Teleconferência de Resultados Trimestrais
  • Eventos do Mercado de Capitais

Documentos Corporativos:

  • Release de Resultados Trimestrais
  • Informações Trimestrais Padronizadas (ITR) / Demonstração Financeira Padronizada (DFP)
  • Relatórios anuais (20-F, Formulário de Referência, Relatório da Administração, Relatório Anual)
  • Políticas Institucionais
  • Apresentação Corporativa
  • Documentos arquivados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM)/ Securities and Exchange Commission (SEC)

Outros:

  • Site de Relações com Investidores
  • Questionários ESG
  • Índices e Rankings ESG

Frequência

  • Cotidiana
  • Por demanda​
  • Periódica

Tópicos abordados

  • Questões ESG
  • Estratégia de curto e longo prazo: projetos futuros, comportamento dos mercados (China, Europa e América do Norte), novos mercados, entre outros tópicos
  • Resultados da Companhia (negócios de Celulose, Papel e Bens de Consumo)

Stakeholder
MÍDIA

Canais de comunicação e engajamento

  • Entrevistas coletivas
  • Entrevistas com liderança
  • Eventos próprios (Suzano Convida, Suzano Day, etc.)
  • Participação em premiações e eventos dos veículos
  • Patrocínio a eventos de veículos regionais
  • Encontros de relacionamento com jornalistas
  • Press trip
  • Gerenciamento em situações de crise
  • Press release
  • Pesquisas, rankings e prêmios
  • Anúncios e campanhas
  • Redes Sociais
  • Relatório Anual
  • Imprensa Internacional, Nacional e Regional, representadas por veículos diversos (emissoras de TV, rádios, jornais diários ou periódicos, revistas, sites, etc)

Frequência

  • Diária

Tópicos abordados

  • NEGÓCIO: Gestão financeira (resultados trimestrais, planejamento de longo prazo); Unidades de negócio (celulose, papel, bens de consumo, fluff); Inovabilidade (inovação, sustentabilidade, novos negócios e transformação digital); Ambiente organizacional; Geração de emprego e renda.
  • SUSTENTABILIDADE: Programas socioambientais (educação, pesquisa, promoção da leitura); Emissões; Ecoturismo; Premiações; Conservação e restauração ambiental; Biodiversidade.

Stakeholder
ONGs E ASSOCIAÇÕES

Canais de comunicação e engajamento

  • Reuniões presenciais, por telefone ou virtuais
  • Reuniões periódicas previstas nos programas socioambientais
  • Participação em eventos e fóruns de discussão
  • Participação em diálogos e colegiados
  • Participação em comitês e colegiados territoriais
  • Consultas públicas
  • Rede de multiplicadores
  • Iniciativas multistakeholder
  • Parceria em pesquisas
  • Participação e parceria para projetos em conjunto
  • Associados de rede de organizações
  • Associados de instituições, ONGs e representantes de classe
  • Divulgações e reports

Frequência

  • Cotidiana
  • Por demanda​
  • Periódica

Tópicos abordados

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL: Promover o desenvolvimento local e territorial por meio de estratégias de relacionamento e investimento social transparentes, inclusivas, colaborativas e periódicas; Temas controversos (indígenas, ocupação de extensão de terra, conflito por água; Educação e promoção da leitura; aproximação do ser humano e natureza.
  • RESPONSABILIDADE AMBIENTAL: Restauração; Regeneração da Mata Atlântica; Conservação de biodiversidade; Proteção e fiscalização de áreas naturais; Educação ambiental; Visitação e uso público; Transparência e engajamento com ONGs, representantes da sociedade civil e órgãos públicos de controle; Planejamento da paisagem; Cooperações para fins específicos (ex.: combate a caça).
  • NEGÓCIO: Metas de longo prazo; parcerias colaborativas; contribuição para os ODS; comunicação dos Institutos empresariais.

Stakeholder
STARTUPS

Canais de comunicação e engajamento

  • Participação de eventos em hubs de Inovação
  • Participação de programas de aceleração e engajamento
  • Participação de eventos internos organizados pela Suzano
  • Pesquisas de satisfação
  • Reuniões virtuais
  • Redes sociais

Frequência

  • Cotidiana
  • Por demanda​
  • Periódica

Tópicos abordados

  • NEGÓCIO: PARCERIAS: Oportunidades de negócio, disseminação da cultura de Inovação e geração de resultados, com uma relação de ganho para ambos os lados.
  • VISIBILIDADE: Divulgação externa nas redes sociais e internamente para áreas interessadas.
  • TREINAMENTOS: Treinamento de métodos ágeis para execução dos projetos.