Aline Conceição dos Santos, ajudante de Viveiro, Unidade Mucuri (BA). Foto: Márcio Schimming

O Relatório Anual 2020 reúne os principais resultados financeiros, sociais, ambientais e
de governança da Suzano, bem como os obstáculos, desafios e aprendizados vividos pela companhia em um ano tão complexo para o mundo. Foi elaborado em conformidade com as Normas da Global Reporting Initiative (GRI): opção Essencial, metodologia para relatos adotada desde o nosso primeiro relatório anual. A empresa também se inspira nos princípios do International Integrated Reporting Council (IIRC), que privilegiam a comunicação de geração de valor, com foco e concisão, além de equilíbrio entre os aspectos positivos e negativos do relato. O documento é organizado, ainda, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

O conteúdo do Relatório foi definido considerando os temas mais relevantes para o negócio e nossas partes interessadas, em linha com os compromissos assumidos pela Suzano até 2030. Em constante evolução, nossa narrativa busca refletir o modo como a companhia impacta e é impactada em suas iniciativas e no relacionamento com os diversos stakeholders. Cada vez mais, as empresas são reconhecidas por valores que vão muito além dos aspectos financeiros. Uma reflexão sobre isso está no capítulo 3 deste documento: em carta assinada pelos Diretores(as) Executivos(as) responsáveis pelas áreas de Sustentabilidade e Finanças, Relações com Investidores e Jurídico, apresentamos como a Suzano se posiciona – e vem trabalhando estrategicamente já há muitos anos – em relação ao conceito de stakeholder value e nas questões de sustentabilidade, que vêm ganhando cada vez mais força.

Partindo dessa premissa e inspirados em nosso propósito, Renovar a vida a partir da árvore, entendemos que, mais do que mostrar nossas atividades e nosso desempenho no ano de 2020, é preciso apresentar nossa capacidade de transformação dentro do ecossistema de negócios do qual fazemos parte. Queremos ser protagonistas no desenvolvimento de soluções voltadas para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável e, por isso, apresentamos os assuntos nos capítulos de acordo com sua relevância e com os impactos gerados para determinado público – colaborador(a), cliente, fornecedor, investidor(a), governo e sociedade civil e comunidade. Temas que afetam mais de um stakeholder são tratados em sua transversalidade, podendo aparecer em mais de um capítulo sob a perspectiva do público em questão. Recursos como links e “saiba mais” são utilizados para guiar a leitura, facilitando a abordagem integrada das informações. Os temas materiais e ODS aparecem na narrativa com mais força, também sendo relacionados aos assuntos de cada capítulo.

A materialidade da Suzano é resultado do cruzamento dos temas relevantes para o negócio na perspectiva de nossos públicos. Esses temas foram identificados em 2019, durante um amplo processo de escuta ativa envolvendo todos os nossos stakeholders. O resultado desse trabalho norteou a construção de nossa estratégia de sustentabilidade e a estrutura deste relatório.

O conjunto de informações GRI está relacionado aos respectivos conteúdos ao longo dos capítulos e organizado em nossa Central de Indicadores – plataforma digital na qual os dados são divulgados segundo a sua relação com temas materiais, ODS, divulgações GRI, recomendações da Task Force on Climate-Related Financial Disclosure (TCFD)1, e, como novidade esse ano, segundo os padrões de divulgação do Sustainability Accounting Standards Board (SASB)2 e recomendações do World Economic Forum (WEF). Algumas das informações disponibilizadas na plataforma ainda atendem alguns dos principais índices e ratings ESG, como Sustainalytics, Índice MSCI, Dow Jones Sustainability Index (DJSI), Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e Carbon Disclosure Project (CDP).

Neste documento3, disponível em hotsite e para download, apresentamos também um infográfico do nosso modelo de geração de valor, que traz as principais informações de 2020 de forma resumida, didática e ágil.

O conteúdo desta publicação foi submetido à análise de um leitor externo, convidado pela companhia para manifestar opiniões isentas sobre a qualidade e transparência das informações. O documento passou também por verificação externa independente, conduzida pela Bureau Veritas.

Boa leitura!

1 Iniciativa que trata da disponibilidade e qualidade de informações financeiras relacionadas às mudanças climáticas, apoiada formalmente pela companhia.

2 Os padrões de divulgação Sasb permitem que empresas identifiquem, gerenciem e comuniquem dados de sustentabilidade de forma padronizada, comparável e específica para cada tipo de indústria e setor, facilitando a comunicação entre empresas e investidores sobre informações financeiras relevantes para a tomada de decisão.

3 Com exceção dos dados financeiros, capacidade instalada, número total de unidades fabris e dados de exportação de energia, os demais indicadores apresentados ao longo deste material não contemplam as informações da operação de Veracel.