Daniel Paulo Mattos Ferreira Barro, participante do projeto Produção de Álcool em Gel, uma parceria com a FATEC Capão Bonito (SP) – ação de combate à pandemia. Foto: Márcio Schimming

Relacionamento com
fornecedores

Os fornecedores são peças fundamentais para o negócio. Em 2020, a Suzano ampliou o diálogo com esse público, buscando reforçar a parceria numa relação em que todos ganham. Além disso, a companhia investiu em inovação e tecnologia para estar mais próxima deles. 

Tema material

PARCERIA FORTALECIDA

Atualmente, temos em nossa base 30.015 fornecedores ativos e transacionamos com 11.358 fornecedores. Trata-se de um stakeholder fundamental em nossas operações e, por isso, os impactos da Covid-19 na cadeia de fornecedores foram analisados com bastante critério e profundidade.

Uma das medidas iniciais estabelecidas pelo time de Suprimentos foi a ampliação do diálogo com esse público, sempre no sentido de reforçar o vínculo de parceria. A grande preocupação foi evitar qualquer risco de ruptura em fornecimento, o que afetaria as atividades florestais, industriais e/ou de logística, causando desdobramentos imprevisíveis em toda a nossa cadeia de suprimentos. Além disso, realizamos treinamento sobre saúde e segurança relativos à Covid-19 para nossos fornecedores além de estender a todos os protocolos de prevenção adotados também com os(as) profissionais da Suzano.

  • Em 2020, fizemos repasse de cerca de R$ 15 milhões para que os micro e pequenos fornecedores conseguissem sobreviver à fase mais crítica da pandemia

Tecnologia em Suprimentos

Ondas de transformação vão alterar o modelo de gestão de suprimentos dentro da Suzano. A proposta é aportar tecnologia de modo a permitir muito mais inteligência e estratégia para todas as atividades da área. Em 2020, implementamos um robô com inteligência artificial para compras e revitalizamos o portal de interação com nossos parceiros. Para 2021, buscamos sistemas que suportem nossa operação completa de suprimentos, além de otimização de estoques e almoxarifados.

Atenção com a micro e pequena empresa

Nesse caso, a abordagem foi de suporte no momento da crise. A partir da análise de gestão da cadeia de suprimentos, a Suzano definiu que apoiaria micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 5 milhões, conforme porte definido pelo Serasa, e com grande dependência de receita proveniente de acordos com a companhia. Foram identificados aproximadamente 700 fornecedores nos estados da Bahia, do Mato Grosso do Sul, do Espírito Santo e do Maranhão. Para auxiliar esses fornecedores, a empresa decidiu antecipar os pagamentos das faturas com vencimento de até 90 dias.

Outra importante medida foi aumentar nossos estoques de insumos, com a finalidade de manter a nossa operação estável. Antecipamos até 20% do saldo em pedidos de compra em aberto, ou seja, não entregues, mas já contratados. Como resultado, a companhia proporcionou o repasse de cerca de R$ 15 milhões a esses parceiros a partir do mês de abril. Essas foram algumas das formas encontradas para que os micro e pequenos fornecedores conseguissem manter seu capital de giro e, assim, sobreviver à fase mais crítica da pandemia. Em contrapartida, pedimos a eles que evitassem ao máximo o desligamento de seus(suas) colaboradores(as).

Como parte da iniciativa, a companhia também estruturou um Plano de Consultoria para disponibilizar treinamentos e contribuir no desenvolvimento de fornecedores que têm mais de 50% de seu negócio atrelado a contratos com a Suzano. Aproximadamente 70 fornecedores aderiram ao programa e poderão se capacitar para tornar os negócios ainda mais prósperos.

Lucas Saiter Bichara, operador de área Preparo de Madeira, Unidade Aracruz (ES). Foto: Márcio Schimming

Redução de custos

Além do desafio enfrentado por causa dos impactos causados pela Covid-19, era preciso garantir a continuidade das nossas operações reduzindo também o custo na cadeia da Suzano. Assim buscamos renegociar com os principais fornecedores, tendo o apoio das áreas técnicas. O resultado desse esforço conjunto foi uma economia em torno de R$ 230 milhões gastos no ano, que foram incorporados em melhorias de eficiência operacional.

Parceria com fornecedores para fazer a diferença na sociedade

Ações para fornecedores de maior porte foram estruturadas a fim de encontrar soluções que os auxiliassem a passar pela crise de maneira mais positiva e, ao mesmo tempo, sem prejudicar as comunidades vizinhas às suas operações. Destacamos, aqui, a decisão de garantir, pelo prazo de 90 dias, a manutenção do repasse de 100% do custo da folha de seus(suas) empregados(as) cujas atividades foram suspensas em razão da pandemia.

Com fornecedores de grande porte, a Suzano estabeleceu parcerias que impactaram a sociedade como um todo. Uma das mais importantes envolveu a Magnamed, maior fabricante de ventiladores pulmonares do Brasil, que entregou 6.500 mil respiradores em quatro meses ao Ministério da Saúde. Para conseguir entregar esse volume de respiradores, a Magnamed precisou alterar seu processo fabril. A Suzano auxiliou o projeto em questões de engenharia e na procura para encontrar fornecedores globais de insumos, além de prover capital de giro para a aquisição de componentes. A Magnamed contou, ainda, com o apoio de outras empresas, como Positivo Tecnologia, Klabin, Flex e Embraer, Fiat Chrysler Automóveis e White Martins.

Josefa Conceição de Oliveira, ajudante de Viveiro, Mucuri (BA). Foto: Banco imagens Suzano

NOVO PORTAL DO FORNECEDOR

Em novembro de 2020, a Suzano lançou o Portal de Relacionamento de Fornecedores, uma plataforma com informações relevantes para quem já é parceiro(a) da Suzano e para quem deseja ser. A ferramenta concentra os princípios, as regras e os processos de contratação desse stakeholder vital para o negócio, incluindo nossos compromissos legais e socioambientais, com os quais esse público precisa estar de acordo para que a contratação aconteça. Nesse sentido, além de se cadastrar, evidenciando também suas credenciais ESG, fornecedores têm a oportunidade de deixar comentários, dúvidas e sugestões para a empresa a respeito do processo de compras.

Esse instrumento representa um avanço expressivo no modo de contratar da companhia, com requisitos e cláusulas mais abrangentes e controladas. Em breve, a Suzano espera ver uma grande mudança de mentalidade em sua área de Compras. Em 2020, a companhia aprovou o Programa Responsible Supplier Management (RSM) que será 100% implementado em até quatro anos. A expectativa é que a temática socioambiental e de governança seja considerada aspecto decisivo na matriz de avaliação e seleção de fornecedores. Isso significa que, se houver fornecedores em igualdade de condições, aquele que estiver mais bem posicionado em aspectos sociais, ambientais, de saúde, segurança e governança terá a preferência da organização.

DESAFIOS PARA 2021

Em 2021, além do desafio de ampliar a abordagem socioambiental e de governança em compras, estaremos empenhados em dar vazão ao crescimento orgânico da companhia, com a construção de uma unidade em Ribas do Rio Pardo (MS). Para tanto, o desenvolvimento de fornecedores será crucial para o bom andamento da expansão, que acrescentará 2,3 milhões de toneladas anuais de celulose à capacidade total atual da companhia.

PROGRAMA SEMEAR

O Semear é um projeto de capacitação para micro e pequenos fornecedores da Suzano. Por meio dele, selecionamos empresas de vários segmentos, que recebem orientações sobre como ter um crescimento estruturado através de boas práticas de gestão, método, inovação e princípios de responsabilidade legal e socioambiental. Em 2020, formamos a primeira turma em Mucuri (BA), com cerca de 60 microempresas do ramo de transporte na região. O programa também está sendo realizado nos estados do Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Maranhão, para empresas do ramo de transporte e manutenção florestal.