Modelo de
Geração de valor

De acordo com metodologia internacional do Relato Integrado (IR), a Suzano pretende demonstrar a partir desse infográfico o processo de geração de valor de seu negócio por meio de capitais (conjunto de recursos). Além disso, aqui também estão representados os impactos gerados na sociedade a partir das interações entre o processo produtivo, os stakeholders e o próprio modelo de negócio ao longo dos anos. Essa representação traz, ainda, os principais destaques e resultados da companhia em 2020.

Inputs/Entradas

Capital Financeiro

  • Investimento em base florestal; expansão e manutenção de plantios comerciais e áreas nativas
  • Investimentos fabris; expansão e manutenção de unidades, compra de insumos, materiais e serviços
  • Investimentos logísticos, como fretamento de navios, aquisições e reformas de terminais, veículos mais eficientes, manutenção e construção de estradas
  • Investimento
    socioambiental

    R$ 194,8
    milhões¹ em 2020

  • Investimento em Pesquisa & Desenvolvimento

    R$ 163,4
    milhões em 2020

Capital Natural

  • Água
  • Solo
  • Florestas nativas e áreas restauradas
  • Controles biológicos
  • Condições climáticas, biodiversidade e ciclos naturais

Capital Manufaturado

  • Plantios de eucalipto para produção de madeira
  • 21 centros de distribuição
  • Escritórios (entre eles, 5 internacionais)
  • Viveiros
  • Equipamentos industriais, de pesquisa e florestais
  • Modais logísticos
  • fábricas 11 + Veracel,

    (joint venture entre Suzano e Stora Enso)

  • Centros de Inovação e Pesquisa (5 centros, sendo 3 no Brasil, 1 no Canadá e 1 em Israel)
  • Participação acionária em empresas focadas no desenvolvimento de novos negócios a partir da celulose

Capital Social e de Relacionamento

  • Acionistas
  • Academia e startups
  • Clientes
  • Colaboradores(as) próprios(as) e terceiros(as)
  • Comunidades
  • Consumidor(a) final
  • Fornecedores
  • Governos
  • Imprensa
  • Investidores e outras organizações financeiras
  • Sindicatos
  • Sociedade Civil
    • Associações/ Grupos organizados
    • Certificadoras
    • Empresas em geral
  • ONG

Capital Intelectual

  • Parcerias com a Academia
  • Desenvolvimento de estudos e patentes
  • Transformação digital
  • Sistemas e plataformas (organização das informações, gestão do conhecimento, controle de dados)
  • Conhecimento tácito
  • Processos e procedimentos

Capital Humano

  • Colaboradores(as) próprios(as) e terceiros(as) em escritórios, viveiros, florestas, fábricas, terminais logísticos, centros de distribuição, de pesquisa e tecnologia
  • Colaboradores(as) próprios(as):

    14.910

  • Colaboradores(as) terceiros(as):

    21.508

Outputs

Resultados gerados no período + entregas que impactam na geração de valor da companhia

Capital Financeiro

  • EBTIDA (ajustado): R$ 15 bilhões
  • CAPEX: R$ 4,2 bilhões
  • Geração de caixa operacional: RS 11,5 bilhões
  • Presença no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3
  • Presença no Dow Jones Sustainability Index (DJSI Emerging Markets)
  • Outras operações estruturadas
  • Emissão de Sustainability-Linked Bond captação de

    US$ 1,25 bilhão no mercado

Capital Natural

  • 40 bacias

    críticas mapeadas e em constante monitoramento

  • 499 hectares de áreas com processo de restauração iniciado em 2020
  • Aproximadamente 960 mil hectares de áreas de conservação, com realização de monitoramentos de fauna e flora
  • Projetos de Imperatriz (MA) e Três Lagoas (MS) para tratamento de resíduos e desenvolvimento de corretores de acidez do solo
  • Produção de 49 milhões de inimigos naturais de pragas para controle biológico
  • Estoque de carbono (aprox. 315,8 milhões de tCO2eq. até 2020)

Capital Manufaturado

  • Vertere: projeto logístico realizado com empresa parceira no Porto de Santos (SP)
  • Produção de celulose, papel e bens de consumo
  • Novas unidades em Cachoeiro de Itapimirim (ES) e Ribas do Rio Prado (MS)
  • Melhorias em equipamentos e infraestrutura com ganhos em produtividade
  • Entrega de equipamentos de proteção para enfrentamento da Covid-19 em parceria com outros empresas e governo (R$ 50 milhões destinados a iniciativas, como a compra e doação de 159 respiradores e 1 milhão de máscaras hospitalares)

Capital Social e de Relacionamento

  • Programas de desenvolvimento, renda e educação
  • 50.250 pessoas
    e 10.181 famílias

    beneficiadas por projetos de geração de renda em 2020 (geração de renda média de R$ 944)

  • Resultados dos investimentos feitos para combate à pandemia: hospital de campanha em Teixeira de Freitas (BA), produção de 6,5 mil respiradores em parceria com outras empresas, doação de produtos etc.
  • Desenvolvimento da metodologia de Territórios Resilientes
  • Criação do programa Suzano de Educação (presente em 29 municípios de seis estados, atendendo a 898 escolas e beneficiando 11.713 educadores e 205.504 crianças e jovens)
  • +2 bilhões de pessoas impactadas pelos produtos da Suzano
  • Programas de desenvolvimento de fornecedores, como o Semear
  • Colaboração e incentivo na criação, avanço e acesso a Políticas públicas
  • 121 projetos aprovados pelo Edital Emergencial e 53.469 pessoas beneficiadas
  • Pesquisa e extensão, trabalhos publicados, parcerias estabelecidas

Capital Intelectual

  • Startups e open innovation (10 projetos com startups em andamento)
  • Academia
  • Formação de “cientistas digitais” (37 de diversas áreas de negócio)
  • Revelação da Essência e do Propósito Suzano fortalecendo reputação e marca
  • Pesquisa de reputação e perfil de stakeholders
  • Novos produtos a partir da fibra do eucalipto
  • Linhas de pesquisa voltadas para inovação nos plantios, na indústria, em novos produtos e mercados
  • 400 patentes

    e pedidos de patente;

  • 49 cultivares protegidas e por volta de 150 novas cultivares em fase de proteção; 51 parcerias com universidades e centros de pesquisa.
  • Aprimoramento de metodologia para quantificação de remoção de carbono
  • Aprimoramento de técnicas e processos florestais e industriais

Capital Humano

  • Evolução do Programa de Diversidade e Inclusão – Plural
  • HRX, atração de novos talentos e planos de desenvolvimento e carreira
  • Novas iniciativas em saúde, segurança e qualidade de vida
  • Ações estruturadas para combate da Covid-19 entre colaboradores e familiares
  • Treinamento (ex.: Plataforma UniverSuzano)
  • Avaliação 360º e outros formatos de análise de desempenho para toda organização
  • Presença no ranking de melhores empresas para trabalhar