Relacionamento com os
colaboradores (AS)
GRI 103-1, 103-2, 103-3
GRI 103-1, 103-2, 103-3
As pessoas são as grandes protagonistas das conquistas da Suzano. Em 2020, elas fizeram valer o espírito colaborativo para vencer os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Nas próximas páginas, você verá que flexibilidade e comprometimento foram as palavras-chave do ano.
Temas materiais presentes no capítulo:
Quando lançamos nossos Direcionadores de Cultura, em 2019, não era possível imaginar que esse conjunto de orientações sobre o que a empresa ambiciona ser seria ainda mais relevante em 2020. Em tempos de trabalho remoto, adaptações das operações e das rotinas para quem precisou ficar nas unidades e incertezas no mundo todo, a cultura organizacional da Suzano mostrou-se potente, capaz de ampliar o diálogo, criar alternativas e avançar em meio a um cenário inusitado e volátil para todos. Nesse contexto, entendemos que flexibilidade é a palavra-chave.
Nossas pessoas são parte essencial do que a Suzano é hoje. Os(As) colaboradores(as) são um público prioritário de relacionamento com quem compartilhamos o valor gerado pelos nossos negócios. Por isso, e apesar dos desafios extras que a pandemia impôs a todos, fizemos valer o espírito colaborativo que une a companhia, enfrentando o momento com resiliência e dando continuidade a todos os projetos que visam desenvolver o(a) colaborador(a) em nossa organização.
Total de colaboradores e terceiros |
2019 | 2020 | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
Homens | Mulheres | Total | Homens | Mulheres | Total | |
Colaboradores1 | 11.133 | 1.907 | 13.040 | 12.628 | 2.282 | 14.910 |
Terceiros | 21.016 | 1.641 | 22.657 | 20.152 | 1.356 | 21.508 |
Total | 32.149 | 3.548 | 35.697 | 32.780 | 3.638 | 36.418 |
1. Número inclui colaboradores da Suzano e do Instituto Ecofuturo.
Região Norte | 981 |
---|---|
Região Nordeste | 4.282 |
Região Centro-Oeste | 2.061 |
Região Sudeste | 7.299 |
Região Sul | 76 |
Exterior | 211 |
Total | 14.910 |
1. Número inclui colaboradores da Suzano e do Instituto Ecofuturo.
Diante do novo e inesperado, decidimos que era o momento de utilizarmos toda a nossa capacidade de articulação com clientes, parceiros(as) e governos para fazer a diferença nas regiões em que atuamos. Assim, nos organizamos em duas frentes distintas de trabalho para enfrentar os desafios da Covid-19. Uma delas muito mais voltada para ações práticas no dia a dia (de curto prazo), e a outra focada em análises de possibilidades futuras (de longo prazo). Os dois grupos, de caráter complementar, reuniram representantes e diversas áreas da companhia com a finalidade de viabilizar soluções relacionadas aos impactos da pandemia.
De saída, esse grupo discutiu e estruturou iniciativas voltadas para os protocolos de prevenção da doença. Determinou a suspensão de todas as atividades operacionais não essenciais de colaboradores(as) próprios(as) e terceiros(as) e o cancelamento de viagens, eventos, visitas às unidades e reuniões presenciais. As pessoas que não necessitam estar presencialmente nas unidades para a continuidade das operações passaram a trabalhar em formato home office, conforme as orientações de isolamento em casa e, mais tarde, com retorno opcional ao ambiente de trabalho, conforme cronograma estabelecido pelas secretarias de governo.
No caso de colaboradores(as) cuja presença é indispensável nas operações, uma vez que nossos produtos são essenciais para a vida das pessoas e para o próprio combate à pandemia, a companhia adotou como ações prioritárias a medição de temperatura corporal antes do acesso às nossas operações; a distribuição de refeições individuais e espaçamento maior entre mesas e cadeiras nos refeitórios; a adoção de maior distanciamento de cadeiras em salas de controle operacionais, com sinalização visual no local; e a adoção de quarentena caso haja identificação de colaborador(a) ou prestador(a) de serviço com suspeita de estar contaminado(a); entre outras ações, que seguem até hoje.
Essa frente também reavaliou, entre outras questões, o uso dos prédios, identificando quais andares ficaram sobressalentes e quais poderiam ser desativados. Confira a seguir outras iniciativas importantes:
Ainda na frente de curto prazo, trabalhamos para transformar o cenário das comunidades em nossa área de influência. Em diversas localidades, realizamos uma série de ações com o objetivo de reduzir os impactos negativos da pandemia sobre a sociedade local. Para conhecer essas iniciativas, clique aqui.
a Suzano teve um total de
1.688 casos
de colaboradores(as)
infectados(as) com
covid-19 e 2 óbitos
Informações diárias sobre a pandemia e, sempre que possível, em tempo real, foram enviadas a colaboradores(as) da Suzano durante todo o ano com o objetivo de mantê-los(as) a par das medidas de saúde e segurança tomadas pela companhia tanto internamente quanto nas comunidades. Em pesquisa realizada ao final de 2020 para medir a qualidade da comunicação, 98% dos(as) colaboradores(as) disseram se sentir bem informados(as) sobre os temas relacionados à Covid-19.
Essa frente contou com um grupo formado por profissionais de diversas áreas com o papel de discutir as transformações culturais e de comportamento provocadas pela pandemia e que terão efeitos no transcorrer do tempo. Quais são essas alterações e que impactos elas trazem para o jeito de ser da Suzano? Em que medida as rotinas de trabalho serão modificadas no longo prazo? Como as pessoas vão se relacionar? Qual é o resultado disso em uma cadeia produtiva extensa e complexa como a da indústria de papel e celulose? Essas e outras questões, além de fundamentais na elaboração de cenários futuros, passaram a determinar os avanços vivenciados em gestão de pessoas, que já estavam sendo amadurecidos desde o ano anterior, com o lançamento do Programa HRX, que coloca o(a) colaborador(a) no centro, como agente de mudanças.
Propósito. Palavra forte e de muito significado. Ter um propósito é saber o que nos move e nos inspira, o que nos impulsiona e nos dá coragem para alcançar o impensável. Conhecer nosso propósito é saber nosso papel no mundo. A Suzano entende que o propósito da companhia direciona sua atuação e seu legado, e que um propósito autêntico não se cria ou inventa, mas se revela, porque é parte inerente de uma pessoa ou organização.
O trabalho de desvendar o propósito da companhia começou ainda em 2019, e ouvimos cerca de 3.500 pessoas, entre colaboradores(as) e públicos externos, por meio de pesquisa, entrevistas e workshops. Tudo isso para chegar a um propósito autêntico, verdadeiro e que foi apresentado aos(às) colaboradores(as) em dezembro de 2020, em uma festa on-line que celebrou também as conquistas desse ano desafiador.
Inspirada nas árvores, a Suzano aprendeu que a vida sempre se renova. As árvores são parte da solução para os desafios da sociedade, como as mudanças climáticas, a escassez dos recursos naturais, a perda de biodiversidade e o aumento da desigualdade social.
Por isso, a empresa entende que é seu dever potencializar esse movimento de regeneração, oxigenação e renovação do mundo, vivendo todos os dias o seu propósito de Renovar a vida a partir da árvore, razão de existir que conecta a companhia à sociedade e ao planeta.
Junto com o propósito, a Suzano lançou a sua nova assinatura corporativa, Suzano: nós plantamos o futuro, que chancela o compromisso de regeneração que a companhia deseja expandir, influenciando e contribuindo para a construção de um mundo melhor e mais sustentável.
Pelo dicionário, essência é a mais fundamental característica de um ser ou de algo. Para nossa empresa, a partir da revelação de seu propósito, foi possível desvendar também a Essência Suzano, por meio da metodologia do Círculo Dourado (Golden Circle), de Simon Sinek, que conecta “por que”, “como” e “o quê”.
Em 2019, ao lançar o Programa HRX, a Suzano incentivou a troca de ideias para a criação conjunta de uma jornada excepcional do(a) colaborador(a) na organização. O projeto envolveu 250 profissionais da empresa, de diversas localidades, cargos e áreas, e, em 2020, como resultado desse trabalho, foi desenvolvida uma nova forma de atuação, nova estrutura e alguns novos produtos de Gente e Gestão, descritos a seguir. A área passou também por uma transformação digital e incorporou no seu dia a dia os princípios de: agilidade (entrega de projetos em tempo recorde com a qualidade esperada), experiência centrada no(a) colaborador(a) [ouvir sempre o(a) cliente interno(a) para buscar soluções que tenham sentido para ele(a)], orientação por dados (buscar informações e indicadores para a tomada de decisão) e gestão da mudança e habilidades para o futuro (desenvolvimento de competências que capacitam a área a entregar projetos que contribuam para a Suzano no futuro).
Para fazer frente a esse novo momento, propusemos um modelo híbrido na estrutura da Diretoria de Gente e Gestão. Mantivemos o atendimento das diferentes áreas da companhia por meio de parceiros(as) de negócio e inserimos uma estrutura de redes, que integra os(as) profissionais com metodologias ágeis e mais colaborativas para o desenvolvimento de processos e programas de Gente e Gestão. Os produtos oriundos desse novo jeito de trabalhar estão conectados em quatro etapas da trilha do(a) colaborador(a) na Suzano:
Como parte desse movimento, expandimos nosso olhar sobre a liderança e definimos os atributos do Perfil de Líder Suzano, que estão conectados com os nossos Direcionadores de Cultura:
Em 2020, pela primeira vez, a Suzano realizou a avaliação 360º, que considera, além da visão do(a) gestor(a) direto(a), a opinião de pares, parceiros(as), líderes e liderados(as) a respeito da atuação do(a) colaborador(a) (válido para todo o público administrativo e de liderança).
A companhia acredita que essa é uma das ferramentas fundamentais para que colaboradores(as) e líderes construam um plano de desenvolvimento ainda mais assertivo. Nesse primeiro ciclo de avaliação, 78% dos(as) profissionais da companhia participaram.
É importante destacar que a visão 360º, os fóruns de desempenho [que verificam resultados e potencialidades de atuação do(a) colaborador(a)] e demais fóruns de desenvolvimento de pessoas na Suzano passam a explorar, em suas análises, os seis atributos que compõem o perfil de líder e os Direcionadores de Cultura para não líderes.
A Suzano acredita que um ambiente de trabalho que preza pela diversidade, no qual as pessoas se sentem realmente acolhidas, com respeito e ética, está muito mais apto a desenvolver a potencialidade de profissionais e, assim, da própria empresa em sua totalidade. É na pluralidade de nosso time que temos mais condições de compreender as diferentes demandas do mercado e da sociedade.
Essa é uma crença que vem se enraizando com mais vigor na companhia desde a criação do Plural, um movimento orgânico e voluntário iniciado em 2016 e institucionalizado em 2019. O grupo busca encorajar o público interno a criar e participar das discussões sobre diversidade e inclusão, identificar oportunidades de atuação e apoiar a alta liderança a manter no radar da organização questões importantes sobre os temas.
Algumas das principais questões em pauta sobre diversidade e inclusão são parte da estratégia do negócio e estão expressas também nas Metas de Longo Prazo da companhia, assim como em Metas de Curto Prazo e nos critérios de remuneração de líderes em cargos de supervisão e acima. A Suzano avançou em sua jornada de diversidade e inclusão nos últimos anos, mas está consciente de que ainda há um caminho longo a percorrer para atingir um patamar satisfatório no que se refere à equidade de oportunidades em seu ambiente de trabalho e para alcançar seu objetivo de garantir um ambiente 100% inclusivo.
Para atingir nossos objetivos, estruturamos, entre outras iniciativas, quatro eixos de sensibilização de nossos(as) profissionais, implantados em 2020.
51% | NEGROS2 (42% PARDOS E 9% PRETOS) |
---|---|
46% | BRANCOS |
0,3% | INDÍGENAS |
2% | AMARELOS |
1% | NÃO INFORMADO |
54% | NEGROS2 (42% PARDOS E 9% PRETOS) |
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43% | BRANCOS |
1% | INDÍGENAS |
2% | AMARELOS |
1% | NÃO INFORMADO |
85% | HOMENS |
---|---|
15% | MULHERES |
85% | HOMENS |
---|---|
15% | MULHERES |
2% | LGBT+ |
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2% | PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
2% | LGBT+ |
---|---|
2% | PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
TAXA DE RETORNO3 | ||
---|---|---|
HOMENS | 1,0 | |
MULHERES | 1,15 | |
TAXA DE RETENÇÃO4 | ||
HOMENS | 0,92 | |
MULHERES | 0,96 |
22% | ABAIXO DE 30 ANOS |
---|---|
66% | ENTRE 30 E 50 ANOS |
12% | ACIMA DE 50 ANOS |
1. Números de 2019 incluem colaboradores da Suzano e Instituto Ecofuturo. Em 2020, a Facepa foi integralmente incorporada pela Suzano, de forma que, a partir desse ano, seus dados passaram a ser contabilizados junto aos números da empresa.
2. A categoria negros inclui colaboradores que se autodeclararam pretos e pardos.
3. Calculada dividindo o total de empregados que efetivamente voltaram da licença-maternidade/paternidade no período em análise (ou que têm previsão de retorno ainda no próximo ano, após o ciclo do relatório) pelo total de empregados que tiraram a licença.
4. Calculada dividindo o total de empregados que ainda estavam trabalhando na empresa 12 meses após o retorno da licença-maternidade/paternidade pelo total de empregados que voltaram da licença.
5. Na Suzano, optamos pela utilização da sigla LGBTI+, que inclui lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, intersexuais e “+” simbolizando todas as outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero.
Os processos seletivos da Suzano contaram com diversas mudanças em 2020. Além de desenvolver um novo posicionamento de employer branding para comunicar ao mercado o compromisso com a diversidade e inclusão, estabelecemos parcerias e contamos com o apoio de consultorias especializadas no assunto para atrair um público mais diverso. A partir disso, construímos um bancode talentos para cada grupo de afinidade e, a fim de estimular a contratação de pessoas que façam parte desses grupos, temos sensibilizado os(as) gestores(as) da companhia no tema de diversidade e inclusão.
O Programa de Estágio também apresentou mudanças: foi realizada uma avaliação das posições, revisamos critérios de seleção, como a flexibilização da exigência do inglês como segundo idioma, e ampliamos o universo de faculdades consideradas em nosso plano de divulgação. Como resultado dessas mudanças, contratamos 60% de mulheres e 38% de negros(as) – 2% mais que a edição anterior do programa. Sabemos que é possível alcançar patamares ainda maiores e, por isso, vamos continuar investindo no trabalho de atração de um público cada vez mais diverso.
O Programa Jovens Engenheiros(as) também passou por uma reformulação e recebeu o nome de Trainee Suzano. Expandimos nossas oportunidades para atrair perfis mais diversos, de diferentes formações e universidades, e reconhecer os talentos que já estão na companhia. O processo de seleção foi 100% on-line, sem a obrigatoriedade de inglês fluente e aberto também para nossos(as) colaboradores(as) que estivessem dentro dos requisitos.
Alguns resultados:
No final de 2019, verificamos em pesquisa nas nossas unidades que 60% do grupo LGBTI+ da companhia considerava a Suzano uma empresa inclusiva. Nossa meta é chegar a 100% até 2025 e, com base nisso, nosso objetivo de curto prazo em 2020 era aumentar esse índice em 10 pontos percentuais, de 60% para 70%. Assim, em janeiro de 2021, fizemos uma nova aferição e constatamos que não apenas atingimos nosso objetivo, como o superamos, alcançando o resultado de 77% de percepção positiva em relação ao ambiente inclusivo para pessoas do grupo LGBTI+. No entanto, após a realização dessa pesquisa, fizemos uma reformulação da metodologia de mensuração de ambiente inclusivo com apoio de fornecedor especializado no assunto – a partir da qual passamos a ouvir não só a percepção do público LGBTI+, mas também de todos os(as) colaboradores(as) da Suzano em relação ao tema – e passamos a medir o grau de ambiente inclusivo para todos os grupos de afinidade com os quais trabalhamos. Saiba mais em Metas de Longo Prazo.
A segurança de nossos(as) colaboradores(as) sempre foi uma prioridade na Suzano. Em 2020, mesmo em meio a uma terrível pandemia, alcançamos resultados expressivos na redução de acidentes (veja o quadro ao lado). Esses resultados são fruto do esforço proativo e coordenado de toda a equipe. A empresa dispõe de um time de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida com 275 profissionais. Cada uma das dez fábricas da Suzano possui Comitês de Segurança estruturados e divididos em subcomitês. Nesses grupos, os(as) colaboradores(as) atuam em discussões, análises e implementações de iniciativas relacionadas ao tema.
Além disso, desde 2019, a companhia vem investindo no desenvolvimento de ações que levam ao comportamento seguro, por meio do Programa Cuidar, considerado o eixo central no plano de transformação para a cultura de segurança da Suzano. Destinado a todos(as) os(as) profissionais da Suzano, o programa teve sua estratégia adaptada para as medidas de prevenção ao coronavírus e contou com abordagens de treinamentos remotos e educação a distância. Foram mais de 550 ações realizadas para públicos de unidades industriais, florestais, portos, centros de distribuição e escritórios, que impactaram os(as) quase 15 mil colaboradores(as) da Suzano e a maioria dos(as) colaboradores(as) terceiros(as) – em 2021, queremos ampliar a abrangência para esse grupo. Isso é possível pela utilização das nossas ferramentas de segurança que fazem parte do dia a dia das operações, como o Diálogo Diário de Segurança (DDS), a Abordagem Comportamental, a Observação Positiva da Atividade (OPA) e o De Olho na Área (DNA, um sistema de registro de desvios na área facilmente acessado por aplicativo no celular), entre várias outras.
O Programa Cuidar segue a metodologia hearts&minds, desenvolvida pelo Instituto Energy, que indica 18 dimensões nos aspectos de segurança do trabalho e formatos de ações.
Seguindo essa metodologia, realizamos diagnósticos para avaliar a maturidade da companhia com relação à cultura de segurança em todas as operações e estabelecemos um marco zero. Desde o início desse trabalho, conseguimos evoluir em 17% a nossa cultura de segurança. Estamos em um estágio no qual a organização possui um rígido sistema de controle para gerenciar riscos nos locais de trabalho, com ações voltadas para quantificar os riscos e gerar métricas de acompanhamento. Agora, devemos avançar em direção a uma visão sistêmica de saúde e segurança. Com o resultado do diagnóstico, estamos conseguindo desenhar planos de ações mais assertivos para atuarmos diretamente nos pontos que exigem maior atenção e, assim, construirmos a cultura desejada – de excelência em segurança.
Taxas de saúde e segurança de colaboradores próprios e prestadores de serviço | 2019 | 2020 | 2021 | |
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Resultados | Resultados | Meta de referência | Meta de referência | |
Taxa de gravidade1 | 104 | 33 | 24 | 29 |
Taxa de frequência com afastamento2 | 0,49 | 0,52 | 0,44 | 0,47 |
Taxa de frequência acumulada/ taxa de acidentes3 | 2,18 | 1,80 | 1,96 | 1,62 |
1. Cálculo da taxa: (dias afastados) x 1000000 / (no de horas trabalhadas).
2. Cálculo da taxa: (casos com afastamento) x 1000000 / (no de horas trabalhadas).
3. Cálculo da taxa: (casos com afastamento + sem afastamento) x 1000000 / (no de horas trabalhadas).
Uma atuação mais saudável e feliz depende do bem-estar físico e mental de nossos(as) colaboradores(as). Em um ano no qual as pessoas precisaram estar mais atentas ao equilíbrio emocional, dado o sentimento de fragilidade e ansiedade causado pela pandemia, o tema ganhou ainda mais destaque na Suzano. Entre as iniciativas propostas, em 2020, foram realizados diversos eventos on-line, com programação e convidados especiais para explorar o assunto, entre eles o doutor Drauzio Varella, Leandro Karnal e Mário Sérgio Cortella. Em 2021, a empresa pretende intensificar essa agenda.
Como em toda a Suzano, também nas fábricas a prioridade em 2020 foi isolar o maior número de colaboradores, mantendo fisicamente presentes somente aqueles(as) que eram essenciais nas unidades, e estabelecer uma série de protocolos para protegê-los(as) da Covid-19. Nesse sentido, dezenas de medidas foram adotadas para que as pessoas seguissem saudáveis, lembrando que algumas funções na indústria são extremamente especializadas e, portanto, exercidas por poucos(as) profissionais. Tínhamos que garantir a segurança das equipes num ambiente em que a maior parte dos nossos produtos, principalmente a celulose, foi considerada essencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, implementar grandes mudanças em nossa rotina, com novas práticas e procedimentos e mantendo a produção em ritmo normal, foi nosso maior desafio no ano.
Em 2020, para privilegiar a saúde de nossos(as) colaboradores(as), prestadores(as) de serviços e da comunidade local, a Suzano alterou completamente o calendário de paradas gerais das plantas, a fim de reduzir o número de pessoas nas operações durante o período crítico da pandemia. A decisão foi adiar eventos que aconteceriam em março e abril e retomá-los a partir de agosto, tempo que nos permitiu ter mais certezas para realizar a manutenção sem risco de contágio e assegurar o devido planejamento dos protocolos para o atendimento das atividades das paradas gerais.
Paradas gerais são eventos de manutenção das fábricas, regidos por legislação e normas técnicas específicas. Interromper as atividades por dez dias ao ano implica colocar cerca de 3 mil pessoas a mais em cada unidade, dedicadas ao monitoramento de riscos, à segurança de equipamentos e pessoas e, consequentemente, à excelência de nossa operação. Portanto, é fundamental que as paradas sejam respeitadas.
Reorganizamos tarefas com o objetivo de ter um contingente menor de profissionais durante as paradas e definimos protocolos especiais para esse período. Estabelecemos, por exemplo, hospedagem individual e alimentação nos apartamentos para técnicos(as) vindos(as) de outras cidades, evitando ao máximo a circulação de pessoas. As atividades de manutenção acontecem a cada 15 meses nas unidades produtivas.
Lançada no fim de julho, a nova plataforma colaborativa on-line Workplace Suzano conectou todos(as) os(as) profissionais da empresa de onde estivessem – em casa, no escritório, nas fábricas, nas operações florestais, nos laboratórios, nos centros de distribuição logística ou nos terminais portuários – no Brasil e no mundo.
A nova ferramenta se tornou um instrumento de trabalho que proporciona uma comunicação mais fluida, maior integração entre colaboradores e unidades, maior autonomia e capilaridade de conteúdos por meio da rede, além de possibilitar a universalização da comunicação.
Todos(as) os(as) profissionais podem agora acessar os conteúdos e postar atividades e comentários na plataforma pelo celular ou pelo computador. A adesão à plataforma foi voluntária: o(a) profissional Suzano entra se quiser.
Em um mês de implementação, 58% dos(as) colaboradores(as) diretos(as) já estavam na plataforma, um resultado expressivo segundo benchmark de mercado. Em janeiro de 2021, a plataforma contava com mais de 74% de usuários(as) ativos(as). Esse número sobe para 95% quando falamos em liderança. Para 2021, o objetivo é tornar a Suzano ainda mais conectada, com a presença cada vez mais constante da liderança na plataforma, por meio de postagens em texto, vídeo e lives.
O Voluntariar foi criado há mais de 20 anos, com o intuito de aproximar a empresa das comunidades vizinhas por meio da mobilização de colaboradores(as), prestadores(as) de serviço, familiares e parceiros(as) em ações voluntárias que fortalecem o protagonismo social e promovem mudanças positivas na sociedade.
Em um ano de pandemia, o grande desafio foi manter a atuação voluntária de forma on-line, protegendo, assim, a saúde de voluntários(as) e beneficiários(as) das ações. Com isso, os resultados, quando comparados a anos anteriores, apresentaram números mais tímidos. Isso, porém, não impactou a qualidade do engajamento dos(as) participantes.
948
VOLUNTÁRIOS(AS)
20.075
BENEFICIADOS(AS)
3.345
HORAS DOADAS
43
LOCALIDADES
CONTEMPLADAS (ENTRE UNIDADES INDUSTRIAIS
E FLORESTAIS, CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO E ESCRITÓRIOS)
21%
DE ENGAJAMENTO
DA LIDERANÇA (DE GERÊNCIA FUNCIONAL
E EXECUTIVA
A DIRETORIA)