Carta do Presidente

PARA ALÉM
de nossos muros

NOSSO PROPÓSITO É RENOVAR A VIDA A
PARTIR DA ÁRVORE. UM PROPÓSITO QUE NOS
EMPURRA, NOS LEVA PARA FRENTE, NOS MOVE
E NOS COLOCA COMO PARTE DAS SOLUÇÕES
PARA OS DESAFIOS DA SOCIEDADE.

Foto: Sergio Zacchi

O que poderia ser mais desafiador em 2020 do que trabalhar em um cenário totalmente desconhecido, tomado por uma constante ameaça à vida? No início do ano, ninguém poderia dimensionar o impacto da Covid-19 na saúde, na economia e na sociedade. E foi em meio a esse contexto inóspito que a Suzano lidou com várias questões simultaneamente, sem saber ao certo quais seriam as consequências. A primeira questão, e a mais urgente, foi cuidar das pessoas da organização. Como propiciar a elas conforto físico e emocional para que seguissem saudáveis? Em poucos dias, colocamos cerca de 4 mil colaboradores(as) em home office e acompanhamos de perto aproximadamente 11 mil pessoas que trabalham todos os dias nas nossas operações, mesmo antes das determinações restritivas dos governos.

Mais uma vez, nossos Direcionadores de Cultura foram colocados em prática e à prova. Organizamos um conjunto de iniciativas para ajudar a sociedade a mitigar o problema, pois sabemos que o papel da Suzano não se limita aos muros da empresa. Importamos máscaras e respiradores da China, contribuímos diretamente para a fabricação nacional de 6.500 respiradores em quatro meses em parceria com outras empresas, estruturamos ações emergenciais em colaboração com as comunidades vizinhas e os governos regionais, trabalhamos na construção de hospitais de campanha, apoiamos os fornecedores para manter a saúde financeira de seus negócios e criamos um plano específico para os(as) clientes de papel que, dentro do nosso ecossistema, foram os mais prejudicados pela crise sanitária por causa do fechamento das escolas e papelarias, entre outras atividades. Além disso, fizemos tudo sem que o atendimento a clientes fosse afetado, garantindo o abastecimento de nossos produtos essenciais.

A pandemia escancarou a essencialidade da nossa produção, destinada, entre outros produtos, aos de higiene pessoal, saúde, embalagens médicas e alimentícias, máscaras e outros itens tão necessários ao combate à pandemia. Por outro lado, provocou uma mudança repentina em cada frente de atuação do nosso negócio. Lidamos com uma queda significativa na demanda mundial de papel para imprimir e escrever, em que foi necessária uma reação muito rápida na reordenação dos estoques e da produção. Em compensação, a crescente demanda global em tissue levou os(as) nossos(as) clientes a operar próximo da capacidade máxima, impulsionando diretamente a demanda por celulose. Apesar das dificuldades de 2020, o desempenho das operações florestais, industriais e de logística foi excepcional, favorecido também pela conclusão das sinergias advindas da fusão, processo que contribuiu para a redução de custos da organização. Com isso, e mesmo em um ambiente desafiador de mercado, a companhia obteve uma geração de caixa expressiva.

Com o impacto na vida de mais de 2 bilhões de consumidores(as) no mundo, temos hoje uma responsabilidade que transcende a função de gerir negócios e gerar empregos. Nosso papel é ajudar a sociedade a encontrar soluções para suas problemáticas estruturais. Estamos trabalhando fortemente em temas de interesse global. Anunciamos metas de longo prazo ambiciosas, que devem ser atingidas até 2030.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO SÃO TEMAS DE DESTAQUE EM 2020. AVANÇAMOS NA IMPLANTAÇÃO DE UMA SÉRIE DE INICIATIVAS E ESTABELECEMOS METAS DE CURTO E LONGO PRAZO PARA A COMPANHIA. AINDA HÁ UM CAMINHO A SER PERCORRIDO ATÉ CHEGAR AONDE DESEJAMOS E ESTAMOS COMPROMETIDOS COM A EVOLUÇÃO DESSES TEMAS DENTRO DA SUZANO.

Por meio de nossa atuação estratégica, queremos, entre outros objetivos, mitigar o problema da distribuição de renda, possibilitando a ascensão de 200 mil pessoas para cima da linha da pobreza em nossas áreas de atuação; substituir plásticos e derivados do petróleo com a oferta de 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável; e ser ainda mais climate positive, removendo 40 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera.

Fomos pioneiros na emissão de um Sustainability-Linked Bond (SLB) nas Américas, com a captação de US$ 1.250 bilhão no mercado. Trata-se de um título inédito para a indústria florestal no mundo, em que o uso dos recursos financeiros é vinculado à performance socioambiental da companhia. No nosso caso, atrelamos a emissão do bônus à meta de redução de 15% da intensidade das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) até 2030, com a expectativa de contribuir diretamente no combate às mudanças climáticas. Essa é mais uma mensagem clara de que estamos assumindo riscos desafiadores para fazer valer nossa cultura e nosso protagonismo socioambiental, tornando-nos referência no mercado. Outro importante passo vinculado a essa temática foi a inclusão de metas de sustentabilidade para 100% dos Diretores(as) Executivos(as) no ano de 2021.

Por fim, e longe de ser menos importante, fechamos o ano com a revelação do nosso propósito a todos nossos(as) colaboradores(as). Depois de quase dois anos ouvindo profissionais e diversos outros públicos com os quais nos relacionamos, chegamos à conclusão. de que a nossa razão de existir está na árvore. E por meio dela, de sua preservação, de nossos plantios e do nosso trabalho, temos a responsabilidade de protagonizar o movimento de regeneração e oxigenação do nosso planeta.

Nosso propósito é Renovar a vida a partir da árvore. Um propósito que nos empurra, nos leva para a frente, nos move e nos coloca como parte das soluções para os desafios da sociedade. Em 2021, vamos continuar nessa jornada de renovação. Convido você a vir com a gente e renovar também o seu olhar, as suas ideias e atitudes! Que seja um ano de aprendizado e de grandes colheitas.

Walter Schalka
Presidente da Suzano