ERA DA CONSCIÊNCIA
No coração dos Direcionadores da nossa cultura organizacional reside a estratégia de sustentabilidade da Suzano. Pela natureza do nosso negócio, que depende diretamente dos ciclos naturais e do bom relacionamento com as comunidades nos locais em que atuamos, esse tema sempre foi primordial para nós. Em 2019, após nosso processo de fusão, passamos a olhar para nosso desempenho social, ambiental, financeiro e de governança de uma maneira ainda mais sistêmica, protagonizando uma mudança estrutural em nossos padrões operacionais, no desenvolvimento de novos produtos e mercados e no engajamento com nossos stakeholders. Almejamos, assim, nos consolidar como referência nesse importante movimento – resumido hoje, pelo universo financeiro, pela sigla em inglês ESG (em português, meio ambiente, social e governança).
Na jornada evolutiva da Suzano, entendemos que sustentabilidade é parte essencial do negócio. Como fazer, então, para materializá-la progressivamente em todas as nossas entregas, processos e relacionamentos? Em fevereiro de 2020, a companhia divulgou suas Metas de Longo Prazo, assumindo publicamente compromissos ambiciosos que devem ser executados até 2030, em linha com as propostas do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. O ano de 2020, no entanto, chegou com uma crise sem precedentes, acelerando a consciência de que o papel de empresas líderes como a Suzano – presente na vida de mais de 2 bilhões de consumidores(as) no planeta – é, por meio de sua atuação, contribuir para a construção de um futuro melhor e mais sustentável para todos.
O conceito de stakeholder value é ancorado no princípio da geração de valor compartilhado: tão relevante quanto gerar valor para os(as) acionistas é gerar valor que nasça de maneira compartilhada entre os públicos com os quais nos relacionamos e fazem parte do ecossistema em que estamos inseridos.
A sociedade se beneficia, por exemplo, quando nossa organização trabalha para substituir matéria-prima de origem fóssil por soluções mais sustentáveis, extraídas de nossos plantios renováveis. É fortalecida, ainda, com programas de educação e geração de renda destinados às comunidades vizinhas da empresa ou por meio de ações ambiciosas voltadas para a redução de emissões e captura de CO2 a partir do processo produtivo da companhia. São muitas e crescentes as frentes de iniciativa que buscam essa convergência.